Sua lista de favoritos

5x Favela, Agora por Nós Mesmos

Ano de lançamento: 
Duração: 
1h 39min
Sinopse: 

O longa reúne cinco episódios, de aproximadamente 20 minutos cada, que tratam diferentes aspectos da vida em suas comunidades.

Episódio 1 - Fonte de Renda: Maicon (Sílvio Guindane) consegue realizar o sonho de passar no vestibular, mas logo se encontra apreensivo devido à sua incapacidade de arcar com os gastos com livros, alimentação e transporte. Ele fica então tentado a vender drogas para os colegas de faculdade, como forma de obter o sustento necessário para os estudos.

Episódio 2 - Arroz com Feijão: Para conseguir um quarto para o filho, os pais de Wesley (Juan Paiva) resolvem reduzir o cardápio diário a arroz com feijão. No aniversário do pai o garoto se junta ao amigo Orelha (Pablo Vinícius) para conseguir dinheiro, no intuito de comprar um frango como presente.

Episódio 3 - Concerto para Violino: Quando crianças Márcia (Cíntia Rosa), Jota (Thiago Martins) e Ademir (Samuel de Assis) fizeram um pacto de amizade eterna. Agora, com todos em torno dos 20 anos, Jota entrou para o tráfico de drogas enquanto que Ademir se tornou policial. O confronto entre os dois pode impedir que Márcia, agora violinista, realize o sonho de uma bolsa de estudos na Europa.

Episódio 4 - Deixa Voar: Flávio (Vítor Carvalho), de 17 anos, deixa que a pipa de um amigo voe. Para buscá-la ele precisa ir à favela de uma facção rival. Mesmo com medo, ele decide buscar a pipa.

Episódio 5 - Acende a Luz: É véspera de Natal e o morro está sem luz há três dias. Como os técnicos da companhia de luz não conseguem resolver o problema, um deles é sequestrado pelos moradores locais. Eles decidem fazê-lo de refém até que a luz volte.

Fonte: 
TV Globo

Filme foi exibido no corujão Na madrugada de quinta-feira, dia 21, para sexta 22 de janeiro de 2016.,

O cineasta Cacá Diegues, que dirigiu o original 'Cinco Vezes Favela', de 1961, organizou oficinas profissionalizantes de audiovisual em comunidades cariocas e jovens cineastas  treinados e capacitados puderam mostrar o olhar do moradores de favelas em um longa-metragem. Projetos como a CUFA, da Cidade de Deus, o Nós no Morro, do Vidigal, o Observatório de Favelas, do Complexo da Maré, e o AfroReggae, de Parada de Lucas, participaram da produção do filme.

Direção: Wagner Novais , Manaira Carneiro , Rodrigo Felha ...
Elenco: Ruy Guerra , Hugo Carvana , Flavio Bauraqui
Nacionalidade Brasil