Bandidos na TV

Adicionada 1ª Temporada completa (2019)
Ano de Lançamento: 

Programas de sensacionalismo são comuns no Brasil.
Assassinatos, tráfico de drogas, sequestros, estupros, entre outros crimes, revoltam a qualquer um, não há dúvidas.
Mas, além de provocar a ira da população, desperta a curiosidade de formas que só a psicologia pode explicar.
Misturando a raiva e a curiosidade ao medo, programas de televisão que mostram a justiça sendo feita atraem a atenção do povo, que passa a ter um sentimento de esperança e do fim da impunidade.
E foi exatamente esse cenário que fez o programa canal livre e seu apresentador, Wallace Souza, se tornarem extremamente populares em Manaus nos anos 1990 e 2000.

Este documentário conta a história de Francisco Wallace Cavalcante de Souza, conhecido na mídia somente como Wallace Souza. Ele tinha apenas uma motivação: combater o crime em Manaus, capital do Amazonas. Para isso, começou a comandar o programa Canal Livre .

No estúdio, Wallace gostava de dizer o quanto odiava bandido, que a única solução para eles era o caixão, exatamente com essas palavras. Seus repórteres recebiam denúncias e iam rapidamente para locais onde aconteciam crimes, na maioria das vezes como causa do tráfico de drogas, que era muito forte na região. Pessoas recém-baleadas no chão, dentro de carro, em matagais. O programa não hesitava em mostrar essas imagens gráficas para todo o estado assistir.

O apresentador comemorava, dizia estar satisfeito com a sua missão de acabar com a bandidagem no seu estado, mesmo que fosse de forma sanguinária. Na plateia, pessoas que se sentiam ameaçadas e com medo de serem vítimas de traficantes idolatravam Wallace e o agradeciam pelo seu trabalho.
Ascenção e queda
Esta é a premissa da série documental dirigida por Daniel Bogado para a Netflix. A produção mostra todos os passos que levaram Wallace Souza a passar de apresentador de TV para deputado estadual, atingindo recordes de votação. Ele, que já era um herói, passou a ser praticamente um deus.

Mas, quanto mais visibilidade se tem, mais notícias, especulações e acusações começam a surgir para uma pessoa pública, principalmente quando se está envolvida com política. Através de uma denúncia anônima, a polícia de Manaus chega até Moacir Jorge Pereira, mais conhecido como "Moa", um ex-policial militar envolvido com o tráfico que acabou denunciando o apresentador e deputado como mandante de uma quadrilha extremamente perigosa. E é assim que começa o fim de Wallace Souza. []

A série documental conta com sete episódios com cerca de 45 minutos cada, e não há nenhum momento sequer em que o espectador não é pego de surpresa. Quando parece que a situação finalmente seria resolvida e Wallace seria pego ou absolvido, uma nova denúncia, um novo depoimento, uma nova mentira, uma nova morte, uma informação desmentida acontece.
Em meio a depoimentos atuais e antigos, feitos durante toda a investigação do caso e para a série, é possível entender o quão perigoso era o envolvimento com a situação e o quão complicado foi acompanhar tudo o que acontecia. O problema ia muito além do "matar por audiência". Família, políticos, população e amigos se misturam ao longo dos episódios com sentimentos de tristeza, impunidade, medo e vitória.

Número de temporadas: 
1
Emissora: