A dona

A novela conta a história de Valentina (Lucero), uma mulher bonita, rica, bem-sucedida, generosa e responsável. Valentina vive na mansão herdada de seus pais. Com ela moram sua prima Ivana Dorantes (Gabriela Spanic), a quem considera uma irmã, e sua tia Isabel (Gabriela Spanic).
Ivana é uma mulher ambiciosa, sensual e persuasiva. Aparenta ser uma boa pessoa quando está com Valentina, mas na verdade apenas disfarça bem a inveja que sente. Ela mantém um caso com o noivo de Valentina, Alonso (David Zepeda), um rapaz sedutor e ganancioso. Juntos, eles planejam um golpe para arrancar a fortuna de Valentina e fugir para fora do país. Alonso não comparece ao seu próprio casamento, deixando Valentina à sua espera no altar, enquanto Ivana o aguarda no aeroporto.
Após a decepção, Valentina se transforma em uma pessoa amargurada, fria e cruel. Para esquecer tanto sofrimento, ela decide se afastar e vai morar na fazenda “Los Cascables”, uma de suas propriedades. Rosendo, um homem traiçoeiro e ríspido, comete atrocidades comandadas por Valentina, que em pouco tempo é odiada na região.
José Miguel (Fernando Colunga), um homem leal, verdadeiro e corajoso, é vizinho da fazenda “Los Cascables”. Ele e Valentina passam a viver brigando por causa do limite das terras. Apesar das desavenças, com o passar do tempo os dois se apaixonam, e a partir daí começa uma sensação nunca sentida por eles: o amor.